Os Benefícios da semente de Chia

Olá meninas,muitas coisas se tem falado desta semente,então estive pesquisando e vi que realmente os benefícios desse grão são vários,muitos nutrientes que são aliados na dieta....
A porção diária recomendada é de 25 gramas, o equivalente a uma colher de sobremesa,é o que recomendam as nutricionistas,caso você passe um pouco dessa recomendação, não há grandes problemas, mas é importante não exagerar e manter sempre a dieta equilibrada, pois a chia é um tanto calórica - são 164 calorias por porção da semente. 
 Confira alguns benefícios dessa semente...

 1- efeito Tira fomeEla proporciona mais saciedade, pois em contato com líquido no interior do estômago forma uma espécie de 'gel' que o estômago, ajudando também no emagrecimento.
2- Contem Omega 3:  Esta gordura do bem é responsável por afastar de perto as doenças cardiovasculares e importante para fortalecer o sistema neurológico, além de evitar depressão e aumentar a absorção de nutrientes. 
3- Cálcio100 gramas da semente de chia (equivalente a sete colheres de sopa) tem seis vezes mais cálcio que meio copo de leite integral - que tem em média 246 mg do nutriente. O cálcio presente na chia ajuda na formação da massa óssea, evitando a osteoporose.
4-Vitaminas do complexo B Elas são fundamentais para o pleno funcionamento do nosso sistema nervoso, além de auxiliar no metabolismo das nossas células, fazendo com que nosso organismo todo funcione melhor.
5- Antioxidantes contra radicais livres: A semente de chia possui ácido cafeico e ácido clorogênico, ambos antioxidantes que ajudam a neutralizar os radicais livres, combatendo o envelhecimento celular e prevenindo nosso organismo contra diversas doenças, inclusive o cancêr...
6-Cheia de zinco: Esse nutriente melhora nossa imunidade, paladar, olfato e visão. Também promove a liberação do hormônio do crescimento e ajuda na formação de colágeno.
7- Rica em cobre : Ele facilita a absorção do ferro, é catalisador na formação da hemoglobina, melhora imunidade e ajuda na formação de elastina e colágeno.
8-Proteínas para os músculos: Ótima para quem faz atividade física e precisa de uma boa fonte de proteínas para a reconstrução muscular.


Fora estas vitaminas que acabei de falar,ainda encontramos na CHIA: ferro,vitamina A,magnésio e potássio que previte as câimbras. Experimente adicionar esse grão as suas refeições.Ela está disponível no mercado de três formas: óleo, farinha e grão inteiro. O óleo pode ser usado como temperos de saladas e pratos em geral, e a farinha ou o grão podem ser adicionados em iogurtes, vitaminas, tortas, bolos, saladas, sucos, entre outras receitas.
Espero que tenham gostado...Bjus
Elaine Porto...

0 comentários: